Este guia ajuda na obtenção de todos os troféus de
EFFIE, visando dar instruções e dicas da melhor forma para se obter os mesmos.

topo
Introdução
Sobre o Jogo
Controles
Roadmap
Troféus
Introdução
▐ Dificuldade: 2/10
▐ Tempo: 6 Horas
▐ Jogadas: 1
▐ Dificuldade: Não existe seleção de dificuldade.
▐ Troféus: 6
14
5
1 
▐ Perdíveis: Nenhum, seguindo o guia.
▐ Bugados: Nenhum.
Sobre o Jogo
Effie é um jogo incrível de um pequeno estúdio indie da Espanha, a Inverge Studios. Com cenários coloridos e uma trilha sonora animada, você controlará Galand, um jovem que foi amaldiçoado por uma bruxa e condenado a ficar velho prematuramente. Toda a história é voltada para recuperar sua juventude, explorando um mundo que alterna entre linear (se você estiver dentro de locais específicos) ou aberto, onde você pode explorar da forma que quiser.
Galand conta com a ajuda de um escudo que irá lhe acompanhar em toda a sua jornada. Esse escudo serve para você se defender, atacar e até mesmo como meio de transporte, é uma ferramenta e tanto! Agora cabe a você explorar esse mundo fantástico nas terras de Red Plains de Oblena.
controles
Golpe Fraco
Golpe Forte
Pular
Pulo Duplo
Correr/Parar Prancha
Escudo
Pause
roadmap
Antes de começar lembre-se de focar em abrir 20 baús azuis, em vários momentos seja na história ou explorando o mundo livre, você vai encontrá-los, certifique-se de abri-los. Eles podem ser acessíveis por elevadores, em baixo de escadas ou plataformas, subindo árvores, em acampamentos inimigos, etc. Existem mais do que 20, mas foque neles para garantir o troféu Experienced, como também o Galand “the Powerful” que consiste em aumentar o poder de Galand 6x.
Lista de Relíquias:
Caso você jogou o game do seu jeito e precise procurar uma relíquia específica ou simplesmente queira marcar aquelas que pegou:
CHAPTER 1
Temple of the Elder Protectors
Jogue explorando sempre todo o cenário em busca de baús de experiência (azuis) e tablados de runas, pois você vai precisar realizar alguns upgrades ao longo do jogo, necessário para alguns troféus. Então nada de sair correndo sem explorar ou eliminar os inimigos, ou você vai perder esses troféus e terá que jogar tudo novamente.
Vá jogando até a parte da história que você ganhará o escudo.

More than a companion
Get Runestone.
Agora com o escudo, além de poder atacar e quebrar decorações do cenário, você conseguirá dar pulos duplos.
Nesse capítulo você deve conseguir experiência suficiente para aumentar os poderes de Galand pela primeira vez.

Vigorous
Upgrade Galand’s power for the first time.
A primeira relíquia (#1 The temple is falling into disrepair) fica no caminho da história, veja o vídeo em casa de dúvidas:

Tomb Raider
Find all relics in the Temple of the Elder Protectors.
Quando sair do Templo, você enfrentará a feiticeira Melira, basta desviar da marca vermelha enquanto bate nos capangas dela.

A small victory
Defeat Melira at the Temple of the Elder Protectors.
Mundo Livre
Red Plains of Oblena
Essa parte você pode deixar pra depois, pois após finalizar os capítulos 2, 3 e 4 você poderá jogá-lo novamente quando estiver mais forte e com mais habilidades. Mas da pra fazer tudo agora tranquilamente.
No exterior, utilizando seu escudo como uma "prancha", acelere com
e passe por umas três circunferências de luz amarela até acelerar o suficiente para:

Speed lover
Reach the maximum speed surfing.
A partir de agora preste atenção no mapa na Lista de Relíquias que posicionei no começo do guia sempre que necessário.
Vamos começar saindo do templo e indo para a direita, no "Harmony Obelisks", lá o objetivo é você subir todas as plataformas até ter acesso a um baú de relíquia (#2 The Equilibrium War) lá em cima.

The Three Tower
Complete the Harmony Obelisks area.
Agora vá para a esquerda do Templo, onde existe o esqueleto de uma construção com alguns capangas. Suba até o topo para ter acesso a relíquia (#3 Skull Thrower).
Se mantenha nesse canto do mapa, mas volte em direção ao templo para ter acesso a relíquia em "Fisher Fish", basta matar os capangas e subir as escadas para ter acesso ao baú (#4 Mask of the Sonii).

A walk to remember
Complete the Fisher Fish area.
Agora vamos um pouco a frente daquele local onde subimos várias plataformas para pegar a segunda relíquia, em "Quick Imp". Aqui nós disputaremos uma corrida contra o tempo, onde o objetivo é seguir as circunferências de luz verde. Quando vencer, terá uma porta no meio da arquibancada, entre nela e pegue a escadaria a esquerda para ter acesso a mais uma relíquia (#5 Imp).

2 Fast 2 Furious
Complete the Quick Imp area.
Agora vamos mais adiante até o cemitério, "Quiet Rock". Fica localizado atrás dos moinhos, bem fácil de encontrar. Para ter acesso a relíquia, primeiro é preciso puxar algumas alavancas nas laterais do local que irão fazer alguns fantasmas aparecerem, após derrotá-los e puxar a última alavanca, as grades do local irão se abrir e você poderá ir até lá abrir o baú (#6 Past Ghosts).

Ghostbusters
Complete the Quiet Rock area.
Agora vamos mais para esquerda de "Woodborn". Pela água encontraremos uma pequena ilha com alguns inimigos e um baú num trapiche (#7 Runner).
Voltando um pouco pelo rio, mas se mantendo nesse lado do mapa vamos encontrar o "Fire Hammer Coliseum". Chegando no Coliseum você precisa iniciar o Challenge, que nada mais é que vencer algumas ondas de inimigos. É tudo extremamente fácil, mas se tiver dificuldades, você pode voltar aqui quando estiver mais forte. Se resolver lutar preste atenção em se manter no centro da batalha, pelo menos até o cenário reduzir, pois se você ficar na parte de fora, pode acabar se atrapalhando e morrendo. Quando finalmente vencer o desafio, irá aparecer alguns baús no caminho da saída, entre eles está mais uma relíquia (#8 Pan with the Royal Army's seal).

Maximus “the Gladiator”
Complete the Fire Hammer Coliseum area.
Vamos pegar a relíquia (#9 Burnt black book) lá atrás de "Vineyards". É uma das mais simples, basta você simplesmente abrir o baú no que parece ser uma casinha queimada.
Mais para a esquerda, quase em frente ao "Temple of Oblena", vamos encontrar um pântano com alguns inimigos. Enfrente eles e abra o baú com a relíquia (#10 Marsh Monster) no meio do local.
No ponto do mapa que você fica entre o cemitério "Quiet Rock", "Vineyards e "Windmills Town". Desse ponto você vai conseguir enxergar uma concentração de árvores, no meio delas existe alguns inimigos, bem como mais uma relíquia (#11 Mr. Lich).
Volte mais ao Sul, num ponto onde você consiga enxergar "Windmills Town", "Harmony Obelisks" e "Temple of the Elder Protectors". Então olhe para aglomeração de árvores a esquerda do templo, indo lá você encontrará a última relíquia (#12 - Ghoul) de Red Plains of Oblena (O mundo livre).

Private eye Galand
Find all relics in the Red Plains of Oblena.
CHAPTER 2
Windmills Town
A partir de agora, toda vez que entrar nos capítulos, recomendo guardar um save na nuvem (ou no pendrive) caso você seja um pouco atrapalhado(a). Pois as relíquias nesses locais são do tipo "agora ou nunca".
Entrando na cidade dos moinhos, vamos continuar nossa aventura! Jogue explorando em busca de baús de experiência, destrua caixas e elimine os inimigos até encontrar a próxima Skill do escudo, Dash!

Beware, I can ram you!
Get the Dash skill.
Quando o jogo te ensinar a utilizar dois pulos + Dash na sequência para ir mais longe (
), preste atenção na próxima relíquia (#13 Accounts of the Royal Barn reserve).
Caso não tenha reparado, estamos atrás de 4 chaves para abrir a porta do moinho central, então quando conseguir a terceira chave, vamos entrar numa espécie de caverna, siga os trilhos e preste atenção no túnel redondo a esquerda quando for para uma área mais aberta, tem uma gosma verde escorrendo dele. Entre lá, suba as escadas, desça na escadaria da parede oposta e encontre a próxima relíquia (#14 Windmills City Insignia) escondida atrás de muitas caixas.

The Librarian
Find all relics in Windmills Town.
Quando você abrir a porta com as 4 chaves, após algumas cenas terá que enfrentar a Melira novamente. A estratégia não muda, basta dizimar os inimigos que ela convoca, agora com o nosso herói podendo contar com o Dash para desviar dos ataques.

Protector of cities
Defeat Melira at Windmills City.
CHAPTER 3
Woodborn
De volta ao mundo livre, vamos nos encaminhar para aquela cidade repleta de fumaça. Não esqueça de salvar seu jogo, porque a gente nunca sabe!
Assim que você entra, vai ter uma runa numa estátua mais a frente, basta se aproximar para garantir mais uma habilidade do jogo, o boomerang. Para utilizá-lo é só segurar
e então soltar para atingir vários inimigos ao mesmo tempo.

Round... and round... and round I go!
Get the Boomerang skill.
Logo em seguida volte para a entrada e fique de costas para o portão. A partir daqui vamos pegar a primeira a direita, e a direita novamente num pequeno beco para pegar a relíquia (#15 Delivery of 1000 spears with the Woodborn stamp).
Você só vai precisar se preocupar agora quando conseguir acender a quarta luz em cima da porta, as armadilhas vão se ativar e vão tentar te esmagar em prachas laterais e verticais. Em um certo momento você vai escapar para uma área aberta com o esqueleto de um dragão a direita, vá em direção a ele e então vire a direita e siga até o final pela esquerda de uma casa de mandeira para encontrar a última relíquia (#16 Woodborn Insignia) da cidade.

The Searcher
Find all relics in Woodborn.
Agora após entrar na porta gigantesca liberada após desvendar o quebra cabeças, vamos enfrentar Melira novamente! Maaas dessa vez é diferente, você precisa enfrentar 3 séries de armadilhas sem morrer para puxar as alavancas e derrotá-la. Se tiver dificuldade, vou mostrar como fiz (após morrer algumas vezes, é claro):

Songs will be sung
Defeat Melira at Woodborn.
CHAPTER 4
The Vineyards
Vamos para a cidade com formato de barris, e se você for corajoso(a) a ponto de arriscar perder os dois últimos coletáveis sem fazer um save antes, não diga que foi minha culpa.
Assim que conseguir entrar na cidade, você vai de cara com mais uma estátua e irá adquirir a última habilidade para o escudo: Earthquake. Segurando
e soltando, você provoca um terremoto capaz de derrubar vários inimigos numa reta.

Was that an earthquake?
Get the Earthquake skill.

The best companion ever
Get all Runestone skills.
Após você conseguir a última chave pra sair do lugar que você vai e volta abrindo várias fechaduras, você vai se deparar com uma sala com uma alavanca bem no meio. Pegue o caminho a direita, e encontre uma alavanca escondida atrás de uns barris bem no final do corredor, então volte todo o caminho e entre por uma porta aberta pelo caminho a esquerda para ter acesso ao baú (#17 My dear Miarel).
A última relíquia (#18 The Vineyards Insignia) fica após a parte de pular por dezenas de baús correndo na água. Após percorrer todo o percurso e abrir a porta, você vai se deparar com uma sala escura com 3 engrenagens alaranjadas na parede e 3 alavancas. Utilize apenas a do meio, siga em frente, puxe a alavanca ao lado da porta e chegue até o final do caminho para ter acesso ao baú.

Taster of stories
Find all relics in The Vineyards.

Collector
Find all relics.
Agora chegando ao final desse capítulo, enfrentaremos a bruxa má em outra série de obstáculos e alavancas.

A sweet victory
Defeat Melira at The Vineyards.
ATENÇÃO!
Quando entrarmos em "Temple of Oblena" não haverá mais volta. Se você fez tudo como eu pedi até aqui, sempre explorando os lugares com calma, só deve estar faltando um troféu para a platina. Os dois troféus abaixo devem ter sido conquistados por volta dos capítulo 2 e 3. Caso não tenha os troféus abaixo (bem feito!), se vire farmando no mundo livre!

Experienced
Open 20 Experience Chests.

Galand “the Powerful”
Upgrade Galand’s power 6 times.
CHAPTER 5
Temple of Oblena
Vamos para a última cidade do mapa no extremo oposto de onde iniciamos o jogo. É hora de enfrentar Melira pela última vez e chegar ao desfecho dessa simples história, com uma grande lição moral.
Para derrotá-la teremos uma série de obstáculos e inimigos a serem enfrentados. Não tem muito o que explicar, mas se tiver dificuldades, segue como fiz abaixo:

The end of an adventure
Defeat Melira at the Temple of Oblena.


Effie, a fantasy adventure
Get all the trophies of Effie.